Cultura das mídias - Capítulo I
Cultura, em todos os seus sentidos, social, intelectual ou artístico é uma metáfora derivada da palavra latina cultura, que, no seu sentido original, significava o ato de cultivar o solo.
A cultura é como a vida. Sua tendência é crescer, desenvolver-se, proliferar, “porque é muito mais espessa a vida que se desdobra em mais vida, como uma fruta é mais espessa que sua flor” (João Cabral) (p. 29)
1.Na cultura, tudo é mistura
2.A proliferação dos sentidos de cultura
. Nas sociedades globalizadas do início deste século, as culturas são híbridas (Nestor Garcia Canclini – melhor livro sobre América Latina – 1990-92);
. Mapeamento do campo da cultura para reconhecimento de complexidades;
. As definições de cultura são numerosas. Ela é apreendida, permite a adaptação humana ao seu ambiente natural, é grandemente variável e se manifesta em instituições, padrões de pensamento e objetos materiais. (p.30)
Cultura inclui todos os elementos do legado humano maduro que foi adquirido através do seu grupo pela aprendizagem consciente, ou, num nível algo diferente, por processos de condicionamento – técnicas de várias espécies, sociais ou institucionais, crenças, modos padronizados de cultura.
Conceito popular de cultura: refinamento, habilidade de manipular certos aspectos da nossa civilização que trazem prestígio.
A mais rude economia, o rito religioso mais arrebatado, um simples conto popular são todos igualmente partes da cultura.
Definições de cultura em seis categorias:
a) descritiva (caracteres gerais)
b) histórica (tradição)
c) normativa (regras e valores)
d) psicológica (aprendizado e hábito)
e) estrutural (padrões)
f) genética (a mais diversificada)
Duas definições principais:
- descrição da organização simbólica de um grupo, da transmissão dessa organização e do conjunto de valores apoiando a representação que o grupo se faz de si mesmo, de suas relações com outros grupos e de sua relação com o universo