Cultura da China
China
Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 bilhões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais. Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade. A China é um país comunista e há séculos vive sobre domínio dos imperadores da dinastia Ming.
Escrita
A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam idéias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.
Culinária
Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.
Festival das Lanternas
O festival das lanternas é à noite do dia 15 de janeiro, em chinês ele é chamado de Yuan Xiao Jie - o festival de Yuan Xiao. "Yuan" significa aqui o primeiro mês do ano, "Xiao" significa "a noite", e "Jie" significa "o festival". O nome veio porque esta é a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo. Nesta noite pessoas comem uma comida especial chamada de Yuan Xiao, ou podem participar de uma feira das lanternas, e decifram as charadas das lanternas. Em muitas áreas, nesta noite há também outras celebrações, como a dança do dragão, a dança do leão, a dança do tambor da paz,