Cultura como objeto da Antropologia
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CCJ – DIREITO
Antropologia
Professora: Maria Helena G Dias de Oliveira
Aluna: Alessandra Pereira Wachholz
Cultura como objeto da Antropologia.
Bagé, 25 de abril de 2014.
SUMÁRIO
1
1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo explicar a cultura e sua participação na matéria de Antropologia. As diversas culturas existentes caracterizam então grande parte do estudo, do qual enriquem com a grandeza de conhecimentos que traz consigo, poucas culturas são iguais às outras, e assim a observação de cada uma é um fator importante para aprimorarmos a nossa própria. A partir disso, vamos entender a definição da palavra cultura e suas amplas definições e a relacionar com o Direito.
2. CULTURA COMO OBJETO DA ANTROPOLOGIA Antropologia é uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das sociedades humanas assim como as diferenças entre elas. A palavra antropologia deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa "homem" ou "humano"; e logos, que significa "pensamento" ou "razão". Os antropólogos comumente investigam as formas de desenvolvimento do comportamento humano, objetivando descrever integralmente os fenômenos sócio-culturais.
2.1 CONCEITO A Antropologia Cultural, um dos quatro grandes ramos da Antropologia Geral – ciência que estuda o Homem e a Humanidade de forma integral - é o ramo do conhecimento que se dedica a compreender os mecanismos da vida humana em sociedade, no aspecto cultural. A antropologia é uma ciência de natureza social, portanto ela se processa não apenas no campo teórico, mas principalmente na prática. Seus estudos enfocam a comunicação humana, sua interação, como o ser se alimenta, compõe seus trajes, atua e responde aos estímulos culturais. Enfim, ela