Cultura ambiental nas organizações e os elementos de estrutura

3221 palavras 13 páginas
CULTURA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES E OS ELEMENTOS DE ESTRUTURA

Ø Conceito

Na atualidade as empresas são cada vez mais pressionadas a assumir uma sustentabilidade corporativa que pressupõe uma redefinição de objetivos integrando as dimensões econômica, social e ambiental em suas estratégias empresariais; a urgência dessas modificações está diretamente vinculada aos processos que o planeta está sofrendo em função da intervenção humana, em particular as mudanças climáticas que afetam a todos indistintamente.
As mudanças que as empresas deverão fazer para se adaptar a uma nova realidade de desenvolvimento, incorporando o conceito de sustentabilidade, tem implicações diretas no âmbito interno dessas organizações e que formam a estrutura visível para o restante da sociedade. No âmbito interno, o conjunto de elementos tangíveis e intangíveis que a constituem conformam o que se convencionou denominar cultura organizacional. E é nesse âmbito que se deve focar qualquer análise de mudanças corporativas, como as que preconizam a necessidade de um maior envolvimento social e ambiental das empresas, como apontam alguns trabalhos recentes no Brasil, entre os quais de Aligleri et al (2009); Shigunov Neto et al (2009) e Guevara et al (2009).

Há diversos modos de análise da cultura corporativa. Uma das formas é o exame da coerência comportamental dos indivíduos que compõe a empresa em relação a alguns aspectos dessa cultura. Nesse sentido, podemos considerar que uma cultura ambiental constitui um aspecto da cultura de uma empresa, ou seja, está contida dentro da cultura organizacional. A ela pertencem todos os hábitos e costumes, conhecimentos, e o grau de desenvolvimento científico e industrial relacionados com o meio ambiente. Ou seja, a cultura ambiental é um conjunto de comportamentos sociais, fundamentados no valor “meio ambiente”, que se constitui em um sistema de significados e de símbolos coletivos segundo os quais os

Relacionados

  • Teoria da Administração
    972 palavras | 4 páginas
  • trabalho TA2
    1848 palavras | 8 páginas
  • Resumo cap 3
    1053 palavras | 5 páginas
  • Gestão
    8817 palavras | 36 páginas
  • Estilo brasileiro de administrar
    741 palavras | 3 páginas
  • Organizações e Métodos
    969 palavras | 4 páginas
  • Questões para discussão - cap. 3
    1414 palavras | 6 páginas
  • Ambiente Organizacional
    2111 palavras | 9 páginas
  • Exercicios ADM Estrategica
    3109 palavras | 13 páginas
  • Teoria Basica da Adm
    1469 palavras | 6 páginas