Cultura Alagoana
Alagoas é uma das regiões que possui a maior variedade de manifestações folclóricas do mundo. Nós temos mais de 27 diferentes tipos de folguedos e danças em Alagoas. Na maioria advindos do continente europeu, misturando-se aqui nas Alagoas a manifestações de origem africana e indígena, resultando daí em novas formas, cores e ritmos. Os mais conhecidos são:
Guerreiro, é um folguedo alagoano, com os figurantes com roupas coloridas, imitando os trajes da nobreza colonial, retrata através de suas peças as belezas do Estado e é dançado principalmente no Natal
Pastoril anuncia o nascimento de Cristo, é o mais popular e difundido folguedo natalino. Onde participam apenas moças, divididas em dois cordões, o azul e o encarnado.
Côco Alagoano, dançado principalmente em época de festa junina, surgiu no Quilombo dos Palmares, terra do negro Zumbi. Dança cantada, sendo acompanhada pela batida dos pés ou tropel.
As praias de Maceió – sejam urbanas, do litoral Norte ou do litoral Sul - têm as mesmas características: águas mornas, coqueirais e piscinas naturais. As diferenças ficam por conta dos diversos tons de verde e de azul e pelas ondas – fortes ou inexistentes.
Maragogi faz parte da Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental (APA) criada em 1997 que compreende 13 municípios ao longo de seus 185 km, entre o norte de Alagoas e o sul de Pernambuco. Mas a fama vem mesmo das galés de Maragogi, impressionantes piscinas naturais cercadas por extensas faixas de corais
Delta de são Francisco Localizado na cidade de Piaçabuçu, é um dos mais belos passeios onde se desce o Rio São Francisco de barco até o encontro com o mar. Passeio de forte apelo ecológico e exótico, com extensas faixas de areias finas que formam as inúmeras dunas móveis, onde são encontradas formações de cordões litorâneos que servem de habitat temporário de várias espécies de aves, sendo considerada área de preservação das tartarugas marinhas e das aves migratórias.
Praia da Sereia,