Cultura afro-brasileira
CURSO DE PEDAGOGIA
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
GOIÂNIA
2013
Jordana Ferreira de Paula Moura Valéria de Sousa Camargo
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Trabalho apresentado à disciplina de Estrutura do Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão, sob orientação do Profº. Leandra Negretto para obtenção de notas da N2.
GOIÂNIA
2013
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1 A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam em diversas expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados tanto pela quantidade de escravos recebidos como pela migração interna dos escravos, em virtude do fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
1.1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Inicialmente, todas as manifestações culturais afro-brasileiras eram proibidas, desprezadas, desestimuladas e perseguidas porque não era parte do universo cultural europeu, não representavam civilidade, mas sim, uma cultura selvagem e atrasada em contraponto à Europa em desenvolvimento. Entretanto, a partir de meados do século XX, as expressões culturais afro-brasileiras começaram a ser gradualmente aceitas, admiradas e celebradas pelas elites brasileiras como expressões artísticas genuinamente nacionais. Nem todas as manifestações culturais foram aceitas ao mesmo tempo. O samba foi uma das primeiras expressões da cultura afro-brasileira a ser admirada quando ocupou