Cultivo do maracujá
Acadêmico: Rafaél de Oliveira
Grade Curricular: Fisiologia Vegetal
Prof. Dr Jair Putzke
Santa Cruz do Sul, 19 de junho de 2013
Como foi preparada a estufa?
A estufa apresentava uma tela com 2m de altura e 3m de comprimento totalmente fechado, com piso forrado com brita para impedir o contato do saquinho, impedindo que a muda tocasse no solo. Após dois meses a muda foi tirada e implantada direto no solo da estufa, onde foram concebidas duas estacas, sendo prendidas ao chão com 1,8m, mantendo distância de 2,5m uma da outra através de um arame, como mostra na figura abaixo:
Em relação ao solo, a adubagem foi feita com bastante cuidado. Foi usado adubo natural orgânico, e foram aplicados 5 Kg de adubo todo mês, até a fase final com flor.
OBS: A aplicação da adubagem foi feita no final da tarde.
O maracujá é uma planta que não suporta grandes quantidades de água. Na fase inicial (A e B) foram usadas quantidades de 30 mL por dia; na fase final (C e D) foram usadas quantidades maiores, desde que o solo não ficasse encharcado.
OBS: A irrigação foi feita sempre na parte da manhã.
As temperaturas foram mantidas em temperatura ambiente, e elas variaram entre 15 °C e 30 °C. No período do inverno foi usado plástico transparente ao redor da estufa para o controle de temperatura. Outra técnica usada foi amarrar um fitilho de forma não apertada no caule da planta; a outra ponta do fitilho deve ser amarrada ao arame. A planta se prenderá sozinha ao fitilho e chegará ao arame; ao passar 10 a 15 cm do arame, será retirada a ponta do ramo para forçar o aparecimento de brotos laterais, os dois brotos mais próximos ao arame deverão ser conduzidos lateralmente, sobre o arame. Intuito da experiência: produzir flor (passiflora), e folhas para fins ornamentais. FLOR DE MARACUJÁ
Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora
(essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família