Cultivo do maracujazeiro
CULTIVO DO MARACUJAZEIRO
RAFAEL MARQUES DA SILVA
GUILHERME ARAÚJO SANTOS
RUBENS MENDES DO CARMO
JARYBE ALVES BATISTA
LEONARDO ALVES DE FREITAS
PAULO FERNANDO C. CARVALHO
Rondonópolis/MT
2012
CULTIVO DO MARACUJAZEIRO
PLANTIO CONSORCIADO COM QUIABO
Trabalho da disciplina “Introdução a Agronomia”, realizado em grupo de 06 alunos do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera Educacional de Rondonópolis-MT. Objetivo de apresentar as características gerais do cultivo dessas 02 culturas em consórcio. 1º Semestre
Rondonópolis/MT
2012
MARACUJAZEIRO / APRESENTAÇÃO
Reino: Plantae Grupo: Angiospermae Divisão: Magnoliophyta Classe: Dicotayledonae Ordem: Malpighiales Família: Passifloraceae Gênero: Passiflora Espécie: Passiflora ssp.
O maracujá é uma trepadeira originária da América Tropical, que pode atingir de 5 a 10 m de comprimento, e que, portanto, exige sistemas de condução, que são suportes que se assemelham a "cercas" ou caramanchão.O maracujazeiro pertence a ordem Passiflorales, família Passifloraceae, gênero Passiflora. Dentro desse gênero existem cerca de 300 a 580 espécies, No Brasil já foram encontradas aproximadamente 150 espécies, a maioria para fins ornamentais e cerca de 60 produzindo frutos comestíveis.
Essa planta, considerada extraordinária pela conformação de suas rubras flores, foi mandada de presente ao Papa Paulo V (1605-1621), que mandou cultivá-la com grande carinho em Roma e divulgar que ela representava uma revelação divina. Devido à beleza e à característica física de suas flores, a planta foi relacionada com a "Paixão de Cristo", devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado. Desse detalhe surgiu o nome do seu gênero botânico, sendo "passio" o equivalente a paixão e "flos oris" o equivalente a flor.
MARACUJAZEIRO / CLIMA E SOLO