Cultivo de Flores
No presente trabalho falaremos sobre as flores em Santa Catarina, sua posição no ranking, os maiores exportadores e produtores de flores e métodos usados para o cultivo da mesma. Destacaremos a porcentagem de área usada para o cultivo das plantas ornamentais, a festa das flores que acontece anualmente em Joinville. Falaremos ainda sobre as espécies de plantas ornamentais cultivadas em Santa Catarina orquídea, bromélia, gravata, mal me quer amarelo, topete de cardeal, chuva de ouro, orquídea da praia, brinco de princesa, caeté, tuna de bolo, petúnia perene, cipó de são joão, manacá da serra e verbena comum.
2.O mercado Catarinense de plantas ornamentais
De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura, o crescimento no mercado comercial de plantas ornamentais nos últimos 20 anos é de 10% ao ano. O terceiro no ranking nacional atrás de São Paulo e Rio Grande do Sul. Inicialmente seu cultivo era familiar com pequenas propriedades e pouco profissionalizada, com os projetos da Flora Brasilis juntamente com o SEBRAE/SC, Senar/SC, Epagri/SC tem gerado um crescimento estruturado para as pequenas, médias e grandes propriedades.
Com o aumento no mercado houve um crescimento nas demandas para o próprio estado e para outros, os estados que mais recebem plantas ornamentais catarinenses são: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais tendo a floricultura Catarinense se caracterizando pelo país e pela possibilidade de gerar novos empregos.
Um método usado no cultivo de plantas são os matrizeiros uma planta mãe que permite produzir uma maior quantidade de mudas em menor tempo, sendo assim diversificando sua produção em um volume elevado com menor tempo. Permitem também repor o estoque e recuperar a variabilidade genética dos matrizeiros podendo melhorar o produto contra o ataque de pragas e doenças, garantindo uma melhor qualidade ao produtor e ao comerciante (MERCAFLOR).
O mercado de