Culrura organizada
DISCIPLINA: CULTURA E SEGURANÇA Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br
Aula
01
Aula
Objetivo: Apresentar e estudar os elementos culturais que afetam a segurança nas organizações. Correlacionar os aspectos culturais com a área da informática e computação Temas principais: Segurança e elementos culturais: comportamento humano: o conceito de seguro, inseguro. As políticas de segurança: gerais, locais. A Tecnologia: aplicação direta, indireta. Estudos de casos.
01
Aula
A ABRANGÊNCIA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Embora, do ponto de vista tecnológico, a necessidade de uma segurança da informação efetiva e os requisitos que almejam satisfazê-la estejam muito bem definidos e sejam amplamente conhecidos, conforme pode-se ver, por exemplo, em ABNT (2002), o estágio atual da segurança da informação assiste a um panorama no mínimo pessimista: de um lado, a engenharia de software propõe se a desenvolver sistemas cuja aplicabilidade é medida quase que exclusivamente em termos práticos, atendendo-se a pressupostos do tipo “o sistema atende às finalidades para as quais foi concebido” (PRESSMAN, 1995)
02
Aula
CULTURA ORGANIZACIONAL
“Cultura organizacional é um sistema de significados aceitos pública e coletivamente por um dado grupo num dado momento. Este sistema de termos, formas, categorias e imagens interpretam para as pessoas as suas próprias situações”. Pettigrew (1979)
02
Aula
CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura refere-se as crenças e os pressupostos básicos compartilhados pelos membros de uma organização, que operam inconscientemente e definem a visão que a organização tem de seu ambiente e dela própria. Schein (1997)
02
Aula
Atividade: 1
Texto: Mudança Cultural - Marchiori
Dados 03
Aula
- É um conjunto de
fatos distintos e objetivos, relativos a eventos, de fácil estruturação e disseminação. Um dado é uma representação simbólica e quantificável que identifica um fato e/ou um elemento. No