Culinária Japonesa
CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR
Genivaldo Júnior 12, Jéssica Freire 15, Maria Katharine 21, Matheus Pereira 24, Rafaela Alves 28
CULINÁRIA JAPONESA
PARNAÍBA
2013
BREVE HISTÓRICO
A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão. Um dos marcos iniciais da culinária japonesa foi a introdução do arroz no arquipélago em 2500 a.C., proveniente do sul da China e península coreana. Antes, os japoneses viviam da caça, pesca e coleta.
Mais tarde, nasceu a agricultura do grão que até hoje é base da alimentação do país.
Por volta do século 5, a economia passou a se basear no arroz. Presente não só no dia-a-dia, os bolinhos de arroz (moti) e o saquê passaram a marcar festas como a do ano-novo. Do intercâmbio com o continente, o Japão absorveu elementos culturais como os ideogramas e, na culinária, o uso do hashi e do kôji (fermento para missô). A partir da metade do século 7, surgiram várias leis contra o consumo da carne de aves, porco e boi. A proibição não chegava ao frango, mas o consumo era pequeno. A única carne liberada era a de peixe, o que incentivou seu consumo. Portugueses e espanhóis chegaram ao arquipélago trazendo o cristianismo e a permissão para comer carne de vaca. Além disso, chegaram as frituras em óleo e os doces. Essa culinária é chamada de “nanban”, ou “dos bárbaros do sul”, e foi uma das mais fortes influências, responsável pela introdução do milho, batata-doce, abóbora e pimenta vindos da América.
A partir do século 15, quando o comércio com outros países cresceu, uma enxurrada de novos sabores vindos do Ocidente (entre eles a abóbora e a pimenta) tomou conta do Japão. O açúcar,