Culinária holandesa
A culinária holandesa atual tem uma longa tradição no que se refere às receitas ou nas combinações de pratos. Produtos locais são os mais usados nas receitas, como produtos lácteos, cereias, carnes, legumes e frutas, o peixe também é parte essencial na gastronomia do país.
Há também muita influência de outras culturas na cozinha holandesa, muitos ingredientes trazidos da Indonésia são usados pelos holandeses. Existem lojas especializadas em ingredientes exóticos que oferecem também legumes e frutas importadas.
O povo holandês gosta muito de coisas doces, pode-se encontrar sempre receitas de sobremesas nos livros de receitas. Uma guloseima típica da Holanda é o drop , feito de raíz doce, sais, açúcares, aglutinantes e outros aromatizantes.
[pic]
Drop
O drop vem em diferentes formatos e cores.Existem comidas e bebidas de tradições que só se usam em ocasiões especiais. Ao nascer um bebê servem às visitas o "beschuit met muisjes", um biscoito redondo besuntado com manteiga e decorado com confeitos azuis se for menino e cor de rosa se for menina.
[pic]
Beschuit met muisjes
No Dia da Rainha, 30 de abril, bebe-se o Oranjebitter, licor de laranja, de cor condizente com a cor laranja da família real.
[pic]
Oranjebitter
De maneira geral são feitas três refeições ao dia:
O café da manhã (ontbijt) consiste de cereais tipo muesli e corn flakes ou fatias de pão com pasta de amendoin, geléias, frios, queijos ou granulados de chocolate no pão, que na nossa culinária brasileira é usado somente como decoração para bolos de docinhos.
O almoço é servido aproximadamente às 13h e quase sempre é uma refeição de pão. Na Holanda existe uma variedade enorme de pães: pão integral do mais escuro ao mais claro, grandes, pequenos e de diversos formatos e alguns cobertos com diversos tipos de sementes.
O holandês é um grande consumidor de café e sempre serve-se uma bolachinha de manteiga ou um chocolate como acompanhamento.
[pic]
Café
O jantar é servido por