Culinária da Austrália
Cada região da Austrália possui sua própria diversidade culinária e cultural, enquanto a nação como um todo tem a tendência de acolher qualquer combinação gastronômica que lhe for apresentada. Além dos pratos britânicos, como carne assada, peixes e fritas e o café da manhã inglês, a Austrália também celebra a cozinha de vários outros países, como Japão, China, Tailândia, Grécia, Itália e França.
Culinária indígena
As comidas indígenas se referem aos alimentos comuns entre os nativos australianos antes da chegada dos colonos europeus em 1788. Antes da colonização europeia, os indígenas nativos viviam de frutas e sementes, além da carne de animais nativos como canguru e avestruz. Nos dias atuais, alguns pratos tradicionais indígenas ainda podem ser encontrados em mercados e restaurantes, com as opções variando de acordo com cada região do país.
Culinária moderna
Há muita influência europeia na gastronomia australiana. Até hoje, as receitas e os métodos anglicanos e célticos são prevalentes na indústria culinária da Austrália, e pratos como assado de carne e peixes e fritas, tipicamente ingleses, são bastante populares no país.
Devido ao clima quente, a culinária australiana tem sempre uma grande variedade de ingredientes frescos durante o ano todo. O uso destes produtos, prontamente disponíveis e extensamente utilizados, é incentivado pelo governo australiano, para encorajar a alimentação saudável entre os cidadãos.
Existem diferentes influências asiáticas e mediterrâneas no setor culinário, com diferentes pratos típicos de outros países.
Comer ao ar livre
Além de proporcionar produtos frescos e saudáveis durante o ano inteiro, o clima australiano é também responsável pela tradição