Culinaria Japonesa
Este trabalho tem por objetivo servir como parte da avaliação para a disciplina Cozinha lnternacional II da professora Ely Fujyama da Silva. O trabalho tem como finalidade o estudo e entendimento da culinária japonesa, e suas influências. A cozinha japonesa é fortemente influenciada pela suas condições geográficas e econômicas ao longo da história, assim como pela antiga mistura das culturas os Ainú e os Japoneses.
2. GEOGRAFIA
O Relevo é composto 80% por montanhas e 15% de planícies litorâneas. A área é instável pois localiza-se numa região de Convergência de Placas tectônicas.Por estar no Círculo de Fogo, apresenta constantes tremores de terra, que podem gerar grandes catástrofes naturais como Tsunamis e Terremotos que fatalmente causaram destruições e mortes.
O solo é Fértil, pois é de origem vulcânica, porém devido à essa mesma formação geológica, é pobre em recursos Naturais, Minerais e Energéticos.
3. CLIMA E VEGETAÇÃO
Uma das características do clima é que as quatro estações são muito bem definidas e o nível pluviométrico (quantidade de chuva) costuma ser elevado por causa da interferência de massas de ar úmidas. Por ser um país insular, o Japão sofre grande influência do mar em seu clima, é a chamada maritimidade.
Duas massas de ar são responsáveis pelo contraste na temperatura do Japão. A primeira é a da Sibéria, que joga os termômetros para baixo nos invernos, fazendo alguns lugares registrarem temperaturas muito baixas. A segunda é a massa de ar do pacífico norte, que trazem o calor para o país de forma drástica em boa parte das vezes.
O Clima é Temperado Frio ao Norte e Subtropical no Centro-Sul, devido a latitude (Zona Temperada do Norte). Sofre influencias das Correntes Marítimas Oya que passa no norte e é fria, e da corrente Kuro Shivo (do Japão) ao sul, que é quente.
A Vegetação é formada de 50 a 72 % de floresta de coníferas. Há também Pântanos e Bambuzais. A vegetação japonesa é composta por florestas