Cuidar e educar uma prática que serve de alicerce para a aprendizagem
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
SHIRLEY RIBEIRO SOARES JACINTO
CUIDAR E EDUCAR
UMA PRÁTICA QUE SERVE DE ALICERCE PARA A APRENDIZAGEM
Nova Lima
2012
SHIRLEY RIBEIRO SOARES JACINTO
CUIDAR E EDUCAR
UMA PRÁTICA QUE SERVE DE ALICERCE PARA A APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 Anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização.
Prof(s). : Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco.
Nova Lima
2012
INTRODUÇÃO:
A Educação infantil teve alterações significativas nos ultimos tempos. Antigamente as crianças não eram consideradas e apresentavam-se invisíveis para a sociedade. Hoje a coisa mudou de figura, pois as crianças são extremamente importantes, pois são o futuro da nossa humanidade e todos os órgãos competentes visam as crianças em todas os âmbitos. E foi pensando dessa forma que atualmente a Educação Infantil é vista com outros olhos, de forma que o educar é interligado às diversas especificidades e devem ser respeitadas.
DESENVOLVIMENTO:
Atualmente muito se discute sobre a concepção de infância, mas infelizmente as indagações que pairam sobre o universo do pensar e do agir, e que suscitam repostas, são: será que ainda hoje encontramos pessoas que concebam a criança como um adulto em miniatura? Que concebem a criança como tábula rasa? Responder a essas inquietações pressupõe adentrar a construção histórica da humanidade de infância feita ao longo dos séculos.A concepção de infância nos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás.
Entender a evolução da educação infantil demanda sobre uma breve construção histórica acerca da concepção de infância, uma vez que a criança é o ator principal dessa modalidade educacional.
A