CUIDAR E EDUCAR TCC 20 2015
Educadores: consciência do binômio (da inter-relação entre as duas ações)
Andrea Souza da Cruz
Maria do Carmo Gomes Carvalho
Pamella Talyta Pinheiro
Tatiane Costa de Souza
: Rosana Fraiz (Orientadora)
Faculdade UNIP - Araraquara/ SP
1.INTRODUÇÃO
Atualmente as crianças têm deixado cada vez mais cedo o ambiente familiar, para frequentar as instituições de educação infantil, as mesmas têm recebido crianças de 0 a 5 anos, e isso implica na necessidade de que os direitos das crianças sejam respeitados e a infância realmente vivida nesses ambientes.
Teremos como objetivo neste trabalho abordar e apresentar a discussão sobre o binômio cuidar e educar na educação infantil, verificando se os educadores tem consciência da inter-relação e a indissociabliidade dessas ações.
A Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional nº 9394/96 define claramente os objetivos da educação infantil destacando a questão do desenvolvimento do aluno nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Para atingirtal objetivo será necessário inicialmente conheceros interesses e necessidades dos alunos, isso significa saber verdadeiramente quem são, saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontram valorizando a individualidade, particularidade, e seu contexto sócio cultural. Conhecer efetivamente as características dos alunos nessa fase do desenvolvimento humano fica evidente a necessidade da atenção para as atividades de cuidado que constituem ações essenciais para a garantia inclusive da sobrevivência do ser humano.
Seguindo essa análise, para que a criança seja um ser social de direitos, é de suma importância trabalhar o cuidar e o educar de maneira indissociável. Cuidar e educar e reconhecer que o desenvolvimento da criança e a aquisição de conhecimentos ocorrem de maneira integral, para isso a importância de se formar educadores conscientes dos direitos da criança e que