Cuidar dos dentes
Depois do tapa na cara (às vezes necessário), passei a pensar que talvez o problema esteja mais embaixo: numa escala de importância, comer vem em primeiro lugar. E se já não há muito dinheiro para a comida, como então cuidar da higiene?
Nosso corpo, embora constituído de vários sistemas e partes diferentes (e igualmente importantes), continua sendo um só. Quais serão, então, os efeitos que ele sofre quando nos esquecemos da parte bucal? “A boca é a parte mais suja do nosso corpo, por conter maior número de microorganismos patogênicos (capazes de causar doenças)”, afirma o Dr. Jorge de Alencar Vargas, dentista formado pela Universidade de Marília, no estado de São Paulo. Quando não escovamos ou deixamos de cuidar dos dentes, permitimos toda a proliferação e vida destes microorganismos na nossa boca, e se estes (através de algum corte ou baixa imunidade), tiverem oportunidade de se infiltrar na nossa corrente sanguínea, poderão se instalar em algum de nossos órgãos e causar outras doenças.
Para manter uma boa saúde bucal, podemos recorrer a formas e hábitos alternativos. “Antigamente não tinha escova. No Nordeste, por exemplo, as pessoas usavam pó de juá, que é uma planta, e mantinham ótima higiene bucal”, conta o Doutor Jorge. O necessário mesmo é saber que cuidar dos dentes é tão importante como cuidar da alimentação, e às vezes não nos damos conta, mas este é um cuidado que vai um