cuidar de si
Page 1 of 5
Planos de aula
Educação Infantil
Formação social e pessoal Cuidados Cuidar de si
Plano de trabalho
Cuidar de si
Introdução
O bebê humano é dependente de outras pessoas para cuidar de si mesmo. Ele nasce inacabado tanto do ponto de vista físico, como psíquico. Do ponto de vista físico, sua sobrevivência está atrelada ao cuidado que o outro lhe dispensa (que lhe dá de comer, troca as fraldas) e da ordem do psíquico ao fato de ser objeto de investimento amoroso (aquele que lhe acalma, acalanta e empresta a voz).
Por meio deste duplo estado de desamparo e da forma como ele é superado por meio da ajuda do outro, sejam seus pais ou cuidadores este bebê poderá se constituir como ser humano.
A maneira como a criança aprenderá a cuidar de si mesmo está diretamente relacionada à maneira como ela é cuidada pelo outro. Na escola de educação infantil quando o bebê é pequeno o adulto precisa fazer as coisas por ele, cuidar dele em todos os sentidos, e sua postura diante da criança lhe ensinará muitas coisas a respeito de si mesmo. Os meios que a criança dispõe para aprender a cuidar de si mesma são fundamentalmente pela imitação, pela brincadeira e pela linguagem. As crianças observam os adultos e as outras crianças e podem desta forma aprender com os outros.
A Escola de Educação Infantil precisa dar condições para que as crianças desenvolvam a capacidade de fazer por si mesmas coisas em que antes precisavam de ajuda.
A criança não aprende a cuidar de si mesma em atividades retiradas de seu real contexto. A aprendizagem de cuidados está ligada a formação de hábitos saudáveis e cuidar de si mesmo são atitudes que se adquire para toda a vida. As crianças aprendem a cuidar de si mesmas por meio dos cuidados que os adultos lhes dispensam e por meio da observação e imitação de adultos cuidando de si mesmos. A criança não aprenderá a escovar os dentes, recortando e colando num papel escovas e pastas de
dentes