Cuidando de quem irá cuidar
2º Introdução O Programa da Saúde da Família (PSF) está implementando um grupo de encontros com gestantes que estão a partir da 12º semana de gestação, que esteja em acompanhamento regular no pré-natal. O período da gravidez é marcado por intensas modificações fisiológicas, sociais e psicológicas. O seu organismo se prepara para abrigar um novo ser em desenvolvimento. Socialmente, a mulher se depara com uma nova situação que terá que conviver, com um novo papel, o de mãe. Toda estrutura familiar sofrerá mudanças com a chegada do novo integrante. Portanto a assistência pré-natal não deve se restringir apenas à ações clinico obstétricas, mas incluir ações rotineiras de educação em saúde bem como conhecer aspectos sociais, econômicos e culturais das gestantes, buscando entende-las no contexto em que vivem.
3º Justificativa A formação de grupos de gestantes propicia as gestantes e familiares oportunidades de desmistificarem tabus, relativos à gestação, parto e primeira gestação, compartilharem conhecimentos, experiências, vivencias, sentimentos, medos e duvidas; compreenderem os outros papeis; criarem laços de amizade, conhecerem e interagirem com pessoas que estão vivenciando o mesmo processo.
4º Objetivos
Acolher e orientar as gestantes durante o pré-natal.
Fornecer conhecimento sobre o período gestacional,
Informar e esclarecer sobre os direitos da parturiente e dos recém-nascidos hospitalizados
5º Metodologia Durante o período de cinco meses irão acontecer 10 (dez) encontros quinzenalmente, contendo 15 (quinze) vagas limitadas para as respectivas gestantes. Com duração de 2 (duas) horas cada, as segundas-feiras, das 9 (nove) às 11 (onze) horas da manha. Os encontros serão realizados na sala de reunião do PSF. Abordando os assuntos, com os seguintes profissionais:
Pré-natal – de forma clara, simples usando uma linguagem adequada, abordando os aspectos médicos da evolução da gravidez, tipos de parto e exames -