cuidados paliativos em fisioterapia
Artigo de Revisão de Literatura
Fisioterapia nos cuidados paliativos
Physiotherapy in palliative care
Mariana Girão 1*, Sandra Alves1
1
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
A fisioterapia é uma profissão autónoma, que tem um campo de intervenção vasto, que vai desde a promoção da saúde à prevenção da doença. A sua contribuição deve portanto ser considerada como um recurso autónomo, integrado em todos os níveis da prestação de cuidados.
Os cuidados paliativos centram-se na promoção do conforto, da dignidade e da qualidade de vida de pessoas de qualquer faixa etária em que doenças incuráveis, progressivas e em fase avançada excluem a hipótese de uma recuperação. Na literatura analisada, ainda existe pouca evidência científica que mencione o papel do fisioterapeuta nos cuidados paliativos, no entanto, é possível concluir que a participação do fisioterapeuta nesta área contribui de forma positiva na qualidade de vida, aliviando a dor e promovendo o bem-estar dos utentes.
Em Portugal, não se está ainda a atuar segundo os princípios, pressupostos e conceitos fundamentais desta área, havendo uma menor percentagem de profissionais de saúde do que a que deveria existir, segundo o que está estipulado pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF).
Pretende-se, com esta revisão de literatura, analisar o estado da arte da importância da fisioterapia nos cuidados paliativos. Physiotherapy is an autonomous profession, which has a wide field of intervention, ranging from health promotion to disease prevention. Its contribution should be considered as a separate action, integrated at all levels of care.
Palliative care focus on promoting the comfort, dignity and quality of life to people of any age group with diseases incurable, progressive and in advanced stage that exclude the possibility of recovery. Although there is little scientific evidence mentioning the role of the physiotherapist in palliative