Cuidados Manuten o e Manipula o de Alimentos
Recebimento de Mercadorias e Armazenamento
Conferir a procedência do produto, cor, aroma e consistência característicos, condições das embalagens, as condições do transporte e validade.
O primeiro produto a vencer é o primeiro produto que sai - PVPS. Os produtos devem ser colocados em “pallets” ou estrados com 30 cm de altura e com uma distância segura entre as pilhas.
Observe as recomendações de empilhamento dos fabricantes, evite excessos e mantenha-os distantes da parede e do teto.
Nunca mantenha em estoque, utilize ou venda produtos com data de validade vencida.
Conservação dos Alimentos
Os freezers e refrigeradores não devem permanecer superlotados, os alimentos devem ser armazenados separadamente, em embalagens fechadas e limpas, evitando assim a contaminação cruzada.
Os alimentos devem ser descongelados sob refrigeração. Cuidado com o líquido que escorre do descongelamento.
NUNCA DESLIGUE os equipamentos de refrigeração para economizar energia.
Manipulação
O pré-preparo de pratos deve ser iniciado no máximo com doze horas de antecedência e os alimentos perecíveis devem ser conservados sob refrigeração. Os alimentos crus não podem entrar em contato com alimentos cozidos ou prontos.
O cozimento é a etapa mais importante do preparo dos alimentos, a maioria dos microorganismos, que causam doenças, morrem durante o cozimento. A temperatura segura de cozimento é no mínimo 74 º C no interior da peça. É importante o monitoramento dessas temperaturas.
Distribuição
Os alimentos servidos frios, como as saladas, devem permanecer à temperatura de 10º C, por até quatro horas. Os alimentos servidos quentes devem ficar à temperatura de 65° C por até doze horas. A água do balcão térmico (self-service) deve ser mantida entre 85 e 95º C e trocada diariamente.
Higiene dos Equipamentos e Utensílios e no Ambiente de Trabalho
Mantenha rigorosa higiene em todas as dependências seguindo as orientações abaixo:
Diária: Pisos, ralos,