cuidados de enfermagem para rn com sifilis em confinamento hospitalar
HISTÓRICO A primeira descrição foi feita por Ambroise Pare, em 1634, por tanto já era conhecida no século XVI. Os primeiros relatos de tratamento da onfalocele foram descritos por Hey em 1803, e por Hamilton, em 1806.
Em 1904,Baltantyne usou o tremo gastrosquise para se referir a todos os defeitos da parede abdominal, com exceção da hérnia da fisiológica do cordão umbilical. No entanto, somente em 1953 Morre e Stokes estabeleceram um critério para distinguir a onfalocele da gastrosquise.
O primeiro diagnóstico antenatal de onfalocele por ultrasonografia foi realizado em 1978 atualmente com o aperfeiçoamento dos aparelhos de ultrasonografia e sua ampla utilização nos primeiros trimestres de gestação para a realização de exames para o rastreamento da Síndrome de Dow. O diagnóstico de onfalocele pode ser feito precocemente.
O QUE É ONFALOCELE
É um defeito congniêto da parede abdominal, onde exterioriza órgãos da cavidade abdominal.
Os órgãos que são projetados são cobertos por uma membrana transparente.
A onfalocele pode ser pequena, com apenas uma parte dos intestinos do bebê saindo da cavidade abdominal.
Pode ter diversos tamanhos e conter mais órgãos inclusive intestinos, fígado e baço que se apresentam fora da cavidade abdominal do bebê.
Quando a onfalocele acontece a cavidade abdominal pode ser diminuida por causa do subdesenvolvimento durante a gravidez.
Não se sabe. As etapas normais do desenvolvimento dos órgãos e músculos abdominais simplesmente não acontecem corretamente. Não se tem notícia de que seja causada por alguma coisa que a mãe tenha feito durante a gestação.
Quando o feto está crescendo dentro do útero da mãe, diferentes sistemas de órgãos estão-se desenvolvendo e amadurecendo. Entre a 6°e a 10°semana de gestação, os intestinos realmente se projetam na direção do cordão umbilical, enquanto estão crescendo. Na semana 11 do desenvolvimento, os intestinos devem retornar para o abdome.
A onfalocele ocorre