Cuidados de enfermagem no IAM
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 4
2. OBJETIVO ................................................................................................... 10
3. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ...................... 11
3.1 PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS, INTERVENÇÕES E RESULTADOS
ESPERADOS DE ENFERMAGEM RELACIONADOS COM O IAM ............. 13
4. CONCLUSÃO.............................................................................................. 20
REFERÊNCIAS ............................................................................................... 22
1 INTRODUÇÃO
Epidemiologicamente, a doença isquêmica do coração é uma das principais causas de óbito em homens e mulheres acima de trinta anos de idade, na maioria dos países. O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é particularmente preocupante, pelo fato de envolver a morte de tecido do músculo cardíaco. O grau de gravidade do IAM depende de sua extensão,podendo desencadear diversas repercussões hemodinâmicas,levando ao óbito em muitos casos.
O IAM tem uma apresentação peculiar na população jovem com características etiopatogênicas, anatômicas e prognósticas específicas que diferenciam esses pacientes dos idosos. Como os pacientes jovens com IAM adoecem durante seus anos de maior produtividade, eles sofrem consequências psicossociais e econômicas ainda mais severas.
Entretanto estudos sugerem que tem havido uma modificação no perfil demográfico da população internada com o diagnóstico de IAM. O aumento da faixa etária desses pacientes é um dos dados mais relevantes, o que pode representar um aumento na prevalência de outras doenças, como comorbidade, entre os indivíduos internados com IAM. A mortalidade no IAM está diretamente relacionada com o sexo feminino, a idade mais elevada, a história prévia de infarto, o IAM de parede anterior, a extensão da área isquêmica, sinais de