CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACI
Sonia Cristina Fonseca Eugenio
Cama Hospitalar Mecânica com Quadro Balcânico
Leitos
Posições
Grades de Segurança
Controle eletrônico
Rodas com travas
A saúde e o funcionamento adequado do sistema musculoesquelético são interdependentes com os de outros sistemas orgânicos. A estrutura óssea fornece proteção para os órgãos vitais, incluindo cérebro, coração e pulmões.
Hormônio Paratireóideo e a Calcitonina
São os principais reguladores hormonais da hemostasia do cálcio.
Suprimento Sanguíneo
A diminuição deste diminui consecutivamente a osteogênese e a densidade óssea. E quando há a privação de sangue do osso ocorre a necrose óssea.
DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS Contusões, Estiramento, Entorses, Luxações e Fraturas
Contusão
É o tipo de lesão nos tecidos causada por impacto, chute ou queda, onde pequenos vasos sanguíneos se rompem, produzindo assim o hematoma.
Estiramento (distensão)
É uma “tração muscular”, ou seja, lacerações musculares microscópicas e incompletas induzida pelo uso, alongamento ou estresse excessivos, com sangramento no tecido.
Entorse É uma lesão nos ligamentos que estão em volta das articulações, provocada por um movimento de torção ou tração violenta, fazendo com que a estabilização seja perdida. Os vasos sanguíneos se rompem causando o edema, a articulação fica sensível e a pessoa sente dor ao movimentar-se.
Tratamento O tratamento destes tipos de lesões consiste em:
Repouso: que ajuda a impedir lesões adicionais e promove a cura;
Elevação da parte lesionada: para controlar o edema;
Aplicação de frio: por 20 a 30 min, nas primeiras 24 a 48h, produz vasoconstrição, diminui o sangramento, o edema e o desconforto;
Atadura compressiva: a compressão elástica ajuda a controlar o sangramento, reduz o edema e fornece suporte para os tecidos lesionados. Luxação Articular Ocorre quando as superfícies articulares dos ossos