cuidados da fisioterapia em pacientes com cancer
O artigo deixa bem claro a importância do trabalho multidisciplinar nos cuidados paliativos de pacientes com câncer. Bem focado na atuação da fisioterapia, mas não esquece que por trás disso também existem outros profissionais envolvidos na melhora da qualidade de vida que resta a estes pacientes e seus familiares que acabam também envolvidos na doença. Mostra a importância da fisioterapia em ter um bom contato com a equipe médica, paciente e familiares enfim todos aqueles que estão envolvidos de certa forma.
Interessante um trecho que fala que independente a durabilidade do paciente o importante é o vinculo entre ele e o fisioterapeuta para juntos adaptarem um a melhora da qualidade de vida dele. Explica também sobre a comunicação entre ambos, a dedicação, atenção, paciência, faz toda a diferença nos cuidados.
Interessante a parte que fala sobre os efeitos do TENS na intervenção da dor, o quanto é benéfico, mesmo depois de determinado tempo de uso o percentual do efeito diminuindo ainda assim é muito considerável 30% de eficácia. Desconhecia esse assunto, é pouco comentado ainda a fisioterapia em pacientes oncológicos.
Imaginava que pacientes oncológicos teriam alterações osteomioarticulares, mas não sabia que eram de tamanha gravidade assim, que acometecem tantas coisas, até fraturas de fêmur.
Achei o artigo bem interessante, aprendi muita coisa que eu nem imaginava que acontecia com esses pacientes. O que mais surpreendeu foi a importância da fisioterapia, os cuidados, tamanha responsabilidade e importância nessa situação. Eles atuam em diversas maneiras e o beneficio fica muito claro nesse artigo, a melhora é muito significativa em todos os pontos atuados.