Cuidados com a saúde
O termo saúde se relaciona mais com qualidade de vida do que com ausência de doenças.
O termo saúde se relaciona mais com qualidade de vida do que com ausência de doenças.
Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada às políticas públicas.
Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra a ausência de saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma boa saúde.
Assim, essa seção apresenta um acervo contendo boas dicas e informações sobre saúde, que podem auxiliar os alunos, nas pesquisas escolares, e população em geral, na busca, quem sabe conquista, de uma melhor qualidade de vida.
Boa leitura!
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
O sono é o período de descanso do corpo e da mente. É o momento de relaxar nossos músculos e memorizar tudo o que aprendemos durante o dia. Além disso, várias funções biológicas são realizadas durante a noite. Nosso sistema imunológico produz substâncias fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, além do hormônio do crescimento e do hormônio leptina (que causa sensação de saciedade), que também são secretados durante a noite.
Algumas pessoas não conseguem ter uma boa noite de sono, e isso afeta diretamente na qualidade de suas