Cuidados com a higiene feminina
Com a chegada do verão, devem aumentar também os cuidados de higiene, principalmente para quem vai para a praia. Um assunto que merece atenção, principalmente do público feminino, é a higiene íntima. A falta de cuidados pode acarretar em problemas desagradáveis que com certeza vão estragar suas férias. Pensando nisso, a MEDICSUPPLY fez uma entrevista exclusiva com o biomédico Roberto Figueiredo, que possui um quadro no Fantástico, da Rede Globo, e também é conhecido como Dr. Bactéria. Neste bate-papo, ele fala sobre sabonetes especiais para a região íntima feminina, dá dicas sobre higienização, além de dicas sobre roupas e absorventes especiais para se usar no verão.
Com a proximidade do verão e o aumento da umidade, o uso de sabonetes especiais para a região íntima é a melhor alternativa para a higiene no local?
Sou contrário ao uso de sabonetes com efeito bactericida ou bacteriostático. O primeiro mata microrganismos enquanto que o segundo controla o crescimento destes. O organismo humano é um ambiente perfeitamente controlado e controlável. Existe uma flora microbiana natural na qual a maioria destes microrganismos tem ação de proteção contra a entrada de outros chamados patogênicos (que podem dar doenças), uma verdadeira dança das cadeiras. Estas substâncias que atuam sobre microrganismos não escolhem o alvo. Podem atuar inclusive sobre esta flora protetora. O melhor é sempre manter uma boa higiene íntima e do corpo com banhos diários e troca de roupas também diariamente. A lavagem de roupas íntimas com produtos bactericidas e água quente, inclusive passando com ferro bem quente, são boas alternativas.
Quais são os perigos do uso em excesso de sabonetes especiais para a região íntima feminina?
A eliminação de uma flora microbiana que poderia controlar o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, além de poder causar irritação pelo contato em excesso com produtos químicos.
Quando a mulher deve usar