CUIDADOS AOS PACIENTES COM DOEN AS INFECCIOSAS
ISOLAMENTO E PRECAUÇÕES Um dos grandes riscos do hospital é a transmissão de bactérias e outros microorganismos entre pacientes infectados para pacientes suscetíveis e para os profissionais de saúde. O isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas é já bastante antigo, (séc., XVIII). Os pacientes eram isolados em hospitais próprios (Ex.hospitais de doenças infecciosas, hospitais para tuberculose). As recomendações relativas a isolamento e precauções são dinâmicas, uma vez que novas doenças e agentes infecciosos são continuamente descobertos.
PROCESSO INFECCIOSO
Uma doença infecciosa é qualquer doença causada pelo crescimento de micróbios patogênicos no corpo. Ela pode ser transmissível ou não. Uma cadeia de eventos é necessária para que ocorra infecção. Os elementos necessários para que a infecção aconteça são os seguintes:
1. Agente etiológico
2. Hospedeiro suscetível
3. Fonte de microorganismo
4. Meios de transmissão do microorganismo.
- Agente etiológico
Os tipos de microrganismos que causam infecções são bactérias, vírus, protozoários, fungos.
- Hospedeiro suscetível
Para que a infecção a infecção ocorra, o hospedeiro deve ser suscetível (não possui imunidade contra determinado patógeno). A resistência a microorganismos patogênicos varia de pessoa a pessoa. Fatores como: idade, doença de base, uso de antibióticos, corticosteroides e imunossupressores e procedimentos invasivos, entre outros, podem tornar os hospedeiros mais suscetíveis a infecções.
- Fonte de microorganismo
Pacientes, profissionais de saúde e, ocasionalmente, visitantes. Incluem pessoas com doença aguda, no período de incubação de uma doença, portadores crônicos de um agente infeccioso e pessoas colonizadas por um agente infeccioso, mas sem doença aparente.
- Meios de transmissão do microorganismo
1. Contato
Direto: superfície corporal