Cuidadores de idosos - habilidades sociais
EISSN - 2182-8407
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde - SPPS - www.sp-ps.com
DOI: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150307
BEM ESTAR PSICOLÓGICO: COMPARAÇÃO ENTRE CUIDADORES
DE IDOSOS COM E SEM DEMÊNCIA
Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Pinto & Elizabeth Joan Barham
Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós Graduação em Psicologia, São Carlos –
Brasil
_________________________________________________________________
RESUMO- Exercer a tarefa de cuidar de um idoso dependente, principalmente com demência, pode levar à sobrecarga dos cuidadores. Habilidades sociais (HS) e de estratégias de enfrentamento de estresse (EEE) podem servir como fatores de proteção. O objetivo do presente estudo foi comparar dois grupos de cuidadores familiares: um de idosos com dependência física e outro de idosos com dependência física e cognitiva quanto a sua percepção de sobrecarga, qualidade da relação com o idoso, habilidades sociais e estratégias de enfrentamento de estresse, além de comparar às necessidades decorrentes da prestação de cuidados ao seu parente idoso. Participaram deste estudo 20 díades idoso– cuidador, todos do sexo feminino, divididos em dois grupos: cuidadores de idosos lúcidos
(N = 10) e cuidadores de idosos com demência (N = 10). Os cuidadores responderam a instrumentos de habilidades sociais, estratégias de enfrentamento de estresse, sobrecarga, qualidade da relação e necessidades. Os cuidadores de idosos com demência relataram maior: sobrecarga, dificuldade para lidar com críticas justas, auto controle emocional e percepção de necessidades de apoio e serviços da comunidade. Seria importante realizar estudos que avaliassem intervenções para promover a aquisição ou aprimoramento de HS e de EEE.
Palavras-chave - Cuidadores, idosos, habilidades sociais, estratégias de enfrentamento de estresse, sobrecarga, qualidade da relação, necessidades.