Cuidado Paliativo
Cuidado Paliativo ↳Cuidado Paliativo é um conjunto de atos multiprofissionais (profissionais de diversas áreas) que têm por objetivo controlar dos sintomas do corpo, da mente, do espírito e do social, que afligem o homem quando a morte dele se aproxima. ↳ O Cuidado Paliativo prolongase após a morte, atendendo o luto dos familiares. ↳Os profissionais que compõem a equipe são os que controlam os sintomas do corpo (médico, enfermeira, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional), da mente (psicólogo, psicoterapeuta, psicoanalista, psiquiatra), do espírito (padre, pastor, rabino, guru, sacerdotes das diferentes crenças religiosas professadas pelos pacientes), do social (assistente social, voluntário). ↳ O Cuidado Paliativo possui as interfaces (conexão, áreas compartilhadas) extrínsecas e intrísecas.
Interface Extrínseca: A interação de cada especialidade médica conforme a necessidade e a evolução de cada fase da doença.
Interface Intrínseca:
Profissionais que fazem parte da equipe de Cuidados Paliativos, tais como assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, dentista e outros, unidos para dar assistência não só ao paciente, mas também aos familiares. ↳ Existem prérequisitos fundamentais para um efetivo e eficiente trabalho em equipe:
● consenso e clareza nos objetivos e estratégias propostos;
● reconhecer qual é a contribuição pessoal específica de cada membro da equipe e a distribuição de tarefas;
● a competência de cada membro na sua área e uma comunicação efetiva entre os mesmos
● coordenação competente e apropriada para a estrutura e função da equipe
● avaliação da efetividade e qualidade dos esforços da equipe
● facilitação do processo de luto não só para a família e amigos do paciente mas também para os membros da equipe ➣
A morte no