Cuidado nutricional no diabetes
* Introdução: A dieta e o comportamento alimentar estão diretamente ligados ao controle e prevenção do diabetes, mantendo assim a glicemia em níveis adequados. * Definição: O diabetes mellitus é uma doença metabólica que cursa com aumento dos valores de glicemia plasmática devido a ausência, deficiência e/ou resistência à ação do hormônio sintetizado pelas células betapancreáticas, a insulina. A insulina é um hormônio anabólico que está envolvido no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos.
Diabetes tipo 1: a hiperglicemia é resultado da deficiência na secreção de insulina, que progride para ausência absoluta deste hormônio.
Diabetes tipo 2: a hiperglicemia ocorre tanto por resistência à ação da insulina como por deficiência na secreção deste hormônio.
* Curiosidades: 1. As frutas como banana, uva, caqui, manga e melancia, devem ser excluídas da alimentação das pessoas com diabetes pois aumentam muito o açúcar no sangue.
MITO. As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras e contêm o açúcar natural (frutose e glicose). Quando consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo de um dia de alimentação, não prejudicam a saúde da pessoa que tem diabetes, entretanto se consumidas em excesso qualquer fruta poderá aumentar a glicemia. 2. Diabético não pode comer arroz e feijão
MITO. “Diabético pode comer arroz e feijão.”
Durante muitos anos, algumas crenças foram criadas sobre a ingestão de arroz e feijão. Alguns diziam “engorda”, outros que “diabético não pode comer”, porém, sabemos hoje que principalmente o feijão é um dos alimentos mais ricos em fibras solúveis, além do amido resistente (outro tipo de fibra) e faz parte do hábito alimentar do brasileiro. A presença desse tipo de fibra torna a digestão mais lenta, importantíssimo para menor elevação da glicose no sangue. Outro aspecto relevante é a saciedade que o feijão proporciona resultado desse mesmo processo