Cuidado educação
O intuito do livro é instigar uma visão mais ampla e critica da sociedade, mostrando a realidade da educação brasileira e que a mesma não está somente nas mãos dos professores, que é algo muito além do que simplesmente boa vontade e esforço. Os autores expõem as preocupações e as cobranças dos pais, dos programas, dos superiores em relação ao baixo desempenho dos alunos.
O livro faz criticas de maneira muito criativa e ao mesmo tempo sucinta, apresentando ideias de fundamental importância quanto à realidade da educação, principalmente à educação brasileira, mostrando que a escola é eficaz apenas para a minoria, e que muitos dos alunos acabam fadados ao fracasso escolar e consequentemente o fracasso profissional.
Mostra a indiferença da grande maioria dos educadores em relação às diferenças sociais, a realidade de cada aluno, da falta de olhar o aluno como um ser individual. Os autores criticam as várias instituições escolares, seja ela pública ou privada já que na grande maioria o programa de ensino deveria ser o mesmo, discorre também sobre como as instituições estão escravizadas pelo programa educacional, dificultando e limitando assim o trabalho dos professores, que ainda continuam usando da autoridade para introduzir o conhecimento.
Apresenta que o professor é de grande influencia tanto para o sucesso quanto o fracasso do aluno, e que ainda na sala de aula há divisão entre os bons e os maus alunos. Essa divisão é feita indiretamente pelo professor, que desconsidera as potencialidades e limitações de cada estudante.
O livro fala muito sobre como a escola exclui a realidade interescolar do aluno, criticando a ausência de trabalho interdisciplinar, que ao ponto de vista dos autores seria de grande valia para reforçar o aprendizado dado em sala de aula. Criticam também a forma como é