Cuidado com a voz
São cuidados Básicos para a promoção e proteção da sua Voz.
Balas, pastilhas spray de garganta e bebidas alcoólicas: a utilização destes hábitos sem prescrição medica, podem funcionar como anestésico local e mascaram o esforço vocal e ao aparecimento do edema (inchaço) das pregas vocais.
Fumo: O Fumo é altamente nocivo, pois prejudica todo sistema respiratório e principalmente as pregas vocais (cordas vocais), podendo causar irritação, pigarro, edema, tosse, aumento de secreção e infecções.
Tosse, pigarros e competição sonora: São altamente nocivos para saúde vocal. Ocorre uma agressão entre as pregas vocais, uma verdadeira "trombada", levando ao inchaço (edema) e ao aparecimento da rouquidão. A prevenção destes hábitos é a ingestão abundante de líquido.
Postura Corporal inadequada: Uma postura inadequada pode afetar nossa comunicação, pois esta não se realiza somente com a voz, mas sim com o corpo todo. A voz e corpo devem expressar a mesma intenção para que se estabeleça uma comunicação efetiva.
Falta de repouso vocal: Após o uso intensivo da voz é ideal um período de descanso. Nosso corpo precisa em media de 8 horas de sono por noite para recupera as energias. Uma noite mal dormida é denunciada claramente pela voz e fala. Procure repousar adequadamente. Principalmente se tiver de usar a voz continuamente no dia seguinte.
Vestuário: Deve-se evitar roupas que comprimem o abdômen e a região do pescoço Assim como roupas muito justas por causar, dificuldades para o movimento respiratório e produção vocal.
Esportes: Deve-se evitar a associação de fala contínua e esforços musculares, pois ocorre o abuso vocal e compressão das pregas vocais, podendo desencadear a rouquidão.
A melhor indicação: Para se produzir uma voz adequada é essencial que a laringe esteja bem hidratada. Recomenda-se a cada ligação ou uso de voz continuo, um gole de água.