Cuidado ao Idoso
Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida de todos os seres humanos e da-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que prejudica cada individuo de forma particular.
A organização mundial de saúde OMS definiu como idoso um limite de 65 anos ou mais de idade para os indivíduos de países desenvolvidos e 60 anos de mais idade para individuo de países subdesenvolvido.
O modelo capitalista fez com que a velhice passasse a ocupar um lugar marginalizado na existência humana, não tendo mais possibilidade de produzir riqueza, a velhice perdura o seu valor simbólico.
O envelhecimento envolve processo que implica na diminuição gradativa da possibilidade de sobrevivência, acompanhada por alterações regulares na aparência, no comportamento, na experiência e nos papeis sociais.
Percebe-se no individuo que envelhece uma interação maior entre os estádios psicológicos e sociais refletidos na sua na sua adaptação as mudanças. A habilidade pessoal de se envolver, de encontrar significado para viver, provavelmente influencia as transformações biológicas e de saúde que ocorrem no tempo da velhice, sendo assim, o envelhecimento pois o mesmo depende da forma de vida que as pessoas tenham levado, como das condições atuais que se encontram.
Nesse contexto destacamos a aposentadoria, momento que o individuo se distancia no mercado de trabalho e da vida produtiva, a aposentadoria muitas vezes acontece como uma descontinuidade.
Havendo uma ruptura com o passado, o homem deve ajustar-se a uma nova condição que lhe traz certas vantagen, como o descanso, lazer mas também grave desvantagens como a desvalorização e desqualificação do individuo idoso.
Na realidade do contexto de muitos países, os idosos apresentam poucas perspectivas em relação ao futuro. Embora o processo industrial e tecnológico tenha