cubo magico
Origem: eu
Cubo de Rubik
Cubo de Rubik
Criador(a) Ernő Rubik
Data de lançamento 1974
Tipo Puzzle
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo conceito matemático, veja cubo mágico (matemática).
O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974.1 Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik".1 Nesse mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres). Ernő Rubik demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. O cubo de Rubik tornou-se um ícone da década de 1980,2 década em que foi mais difundido.
O cubo de Rubik é um cubo geralmente confecionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo,2 atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.
Índice [esconder]
1 Descrição
2 História
3 Número de combinações possíveis no cubo de Rubik
4 Teorias sobre a Resolução
4.1 Solução ótima
4.2 Algoritmo de Deus
4.3 Permutações, grupos e as Configurações do Cubo
5 Aplicação Prática
6 Recorde
7 Variantes
7.1 Outras variantes
8 Ver também
9 Referências
10 Ligações externas
Descrição
O invento, descendente de um protótipo 2x2x2, criado por Larry Nichols (Lavourensis Plenus) em março de 1970, é um quebra-cabeça que consiste em um cubo. Cada uma das suas seis faces está dividida em nove partes, 3x3, num total de 26 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo da peça interior central fixa, oculta dentro do cubo.
História
O primeiro protótipo do cubo foi fabricado em 1974 quando Ernő Rubik era professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais