Cubo de dados
O modelo dimensional para construção de banco de dados para Data Warehouse é uma forma de modelagem onde as informações se relacionam de forma que pode ser representada como um cubo. Sendo assim podemos fatiar este cubo e aprofundar em cada dimensão ou eixo para extrair mais detalhes sobre os processos internos que ocorrem na empresa que em um modelo relacional torna-se muito complicados de serem extraídos e muitas vezes até impossíveis de serem analisadas.
O modelo dimensional permite visualizar dados abstratos de forma simples e relacionar informações de diferentes setores da empresa de forma muito eficaz.
O que torna o Data Warehouse mais poderoso é que informações que se situam em vários sistemas, planilhas e arquivos espalhados por todos os setores da empresa, são reunidos em um banco de dados de forma dimensional, sendo assim tendo informações unificadas e padronizadas em um mesmo local.
Vejamos o caso de uma empresa que possui várias lojas filiais e que deseja acompanhar o desempenho de suas vendas ao longo do tempo. Um desenhista de Data Warehouse visualiza estas informações de uma forma como um cubo que pode ser descrito com três dimensões principais que são:
- Tempo
- Loja
- Produto
Na intersecção destas três dimensões está a quantidade de produtos que foi vendido.
Neste modelo cada cubo menor, ou seja, a intersecção entre as dimensões ou eixos representa uma quantidade de um produto que foi vendido em uma determinada loja em uma data especifica.
Mas se quisermos saber e controlar também se os produtos que foram vendidos participavam de uma promoção teríamos que ter mais uma dimensão chamada PROMOÇÃO, e se quisermos controlar em cada momento as equipes de marketing que atuaram em cima das promoções e das lojas devemos ter mais outra dimensão, e se quisermos controlar os clientes que compraram os produtos teríamos que ter uma dimensão Clientes, sendo assim teríamos um modelo com seis dimensões. Tantas