Cubismo
Origem
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos ,cilindros e esferas, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
Cubismo foi um movimento que se desenvolveu,inicialmente,nas artes plásticas,sobretudo na pintura.O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela:As Senhoritas de Avignon (Les Demoiselles d''Avignon)considerado o ponto de partida deste movimento,e influenciada pela escultura negra e pelas banhistas de Cézanne. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas. Pablo Picasso e George Braque inspiraram o cubismo e dentre os principais mestres podemos citar Fernand Leger, Juan Gris, Albert Gleizes e Jean Metzinger.
O cubismo é divido em três fazes :
Cubismo Analítico (entre os anos de 1908 e 1911) - fase marcada pela união dos trabalhos criados separadamente por Picasso e Braque.E esses artistas trabalhavam com poucas cores como : o preto, cinza e tons de marrom e ocre,formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo,