Cubismo
Introdução 4
Capítulo 1 – CUBISMO 6
1.1 O que é Cubismo? 6
1.1.1 Cubismo Analítico 6
1.1.2 Cubismo Sintético 6
Capitulo 2- Cubismos no Brasil 7
2.1 O Movimento 7
Capítulo 3 – Artistas e suas obras 8
3.1 Pablo Picasso (1881-1973) 8
3.2 Robert Delaunay (1885-1941) 8
3.3 Georges Braque (1882-1963) – Artista escolhido pelo grupo 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
Introdução
Em 1907, Paris era o centro do mundo moderno, a cidade luz, não havia capital que se igualasse a ela em modernidade e elegância, mesmo em tempos de guerra, era lá que se ditavam os padrões da moda e de onde brotavam idéias novas. Um grande número de artistas vindo de todo mundo empenhava-se para conseguir um espaço de glória e reconhecimento dentro da sociedade que fazia parte, além disso, havia o salão de Belas Artes, que a cada ano determinavam o estilo e o artista que estaria em alta durante essa temporada.
Os rejeitados deveriam se conformar com o salão dos independentes, de onde surgiram grandes movimentos e para lá que acabavam indo os que tinham idéias fora dos padrões tradicionais. Um dos eternos rejeitados era um jovem espanhol chamado Pablo Picasso.
No entanto, durante 1907 , na privacidade de seu estúdio, cresce uma obra que trata definitivamente a história da arte, nela cinco mulheres nuas vão pouco a pouco se transformando, sendo repintadas ganhando curvas e respeitando ângulos os rostos se transformam em máscaras primitivas, o fundo se perde em pinceladas violentas e imediatamente o conjunto se transforma numa encenação geométrica brutal e inédita (Lês Demoiselles - Pablo Picasso).
Os primeiros espectadores da obra manifestam-se seu desagrado e rejeição e Jorge Braque tem um primeiro desencontro com a nova manifestação.
No entanto, pouco depois decide isolar-se durante 6 meses, para estudar mais detidamente o chocante estilo do seu colega espanhol, e