Cubismo
O cubismo é um tipo de arte que considerada mental. A obra cubista tem valor em si mesma, como maneira de expressão das ideias. O cubismo nunca atravessou o limite da abstração, as formas sempre foram respeitadas. As formas geométricas invadem as composições e as formas observadas na natureza são retratadas de forma simplificada, em cilindros, cubos ou esferas.
Cubismo no brasil
Somente após a semana de arte moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no brasil. Muitos pintores brasileiros foram influenciados por esse movimento, dentre eles se destacaram: Tarsila do Amaral, Anita Mafaltti, Di Cavalcante, entre outros.
Principais características do cubismo:
Geometrização das formas
Renuncia a perspectiva
O claro – escuro perde sua função
Representação do volume colorido sobre superfícies planas
Artista cubista
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Assim fazia um dos maiores nomes do cubismo Pablo Picasso.
Pablo Picasso
Pablo Picasso representou sua arte de diversas formas, com materiais diversificados. O mundo para Picasso era representado pelas formas, desenhos e figuras extraordinárias.
Georges Braque
Braque teve grande influência na arte moderna mundial, pois ele juntamente com Pablo Picasso, fundou um dos movimentos artísticos mais importantes de todos que foi o cubismo.
Tarsila do Amaral
Com influência cubista e forte conceito de brasilidade nas cores e nos temas, Tarsila é uma pintora que fez história no movimento modernista brasileiro. Uma das características das obras de Tarsila é o uso de cores fortes e de formas geométricas.