Cubismo
Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973, foi um pintor, escultor e desenhista, tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o cofundador do Cubismo, junto com Georges Braque.
BRAQUE
Georges Braque (Argenteuil, 13 de maio de 1882 — Paris, 31 de agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.
Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. Suas primeiras obras foram no estilo fauvismo.
No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, devido à Grande Guerra se separaram.
Braque foi ferido na cabeça em 1915, ficou se recuperando por dois anos. Retornado em 1917 focando-se em naturezas-mortas e pinturas figurativas, sempre dentro de uma formulação cubista.
APOLLINAIRE
Guillaume Apollinaire nasceu em 1880 – 1918.
A sua vida toda se entregou a poesia. No começo escrevia poemas no estilo surrealista (desespero e melancolia).
Em 1913, ele aplica em sua escrita o cubismo. Assim, escreve diversos textos em que não utiliza sinais de pontuação e poemas gráficos.
TARSILA DO AMARAL
Nasceu em 1886 – 1973.
Se interessava muito por pintura que começou a estudar. Em 1922 introduziu o cubismo no Brasil. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. Pintava mais a natureza, índios ou a sociedade.
DI CAVALCANTE
Nasceu em 1897 – 1976
No começo se interessava por caricaturas, em 1917, começou a pintar. De começo ele usava estilos surrealistas, impressionismo. Em 1923 viajou pra