cubas de onda
Phelipe Amaral, Cesar Augusto Assis, Kelly Nishida e Dalila Mendonça
Instituto de Física – Universidade Federal de Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica – 38400-902 – Uberlândia – MG - Brasil
Resumo. No trabalho foram realizadas observações na cuba de ondas. Analisamos a propagação dessas ondas, medimos o comprimento dessa onda bem como o período e a frequência. Através do que foi dito anteriormente pôde-se analisar a propagação de ondas em um meio líquido assim como a sua forma e a sua velocidade.
Palavras chave: ondas, frequência, amplitude, difração, reflexão, interferência.
1. Introdução
É uma sucessão regular de ondas, ou seja, o formato das ondas individuais se repete em intervalos de tempo iguais.
A distância entre um vale ou uma crista de uma onda (ou qualquer outros dois pontos correspondentes em duas ondas seguidas) é representado pela letra grega λ , isto é, o comprimento de onda.
A distância entre dois pontos de duas ondas (comprimento de onda) ∆s = λ , é percorrida entre os instantes t = 0 e t = T (nesse momento, se a onda tivesse partido de um determinado ponto a, ela teria atingido um ponto b). Temos então que o comprimento de onda λ é percorrido no período T e, assim em T. Logo, a velocidade da propagação da onda pode ser escrita da seguinte maneira:
V = ΔS/Δt
T = t e λ = ΔS
V = λ/T
2. Teoria
A Cuba de Ondas Um arranjo experimental interessante para observar os fenômenos mais comuns característicos das ondas, quais sejam, a reflexão, a refração, a interferência e a difração, é o que chamamos de cuba de ondas.
O arranjo consiste de uma cuba rasa, transparente, com uma lâmina de água com profundidade de meio centímetro, uma fonte de luz intensa iluminando o fundo da cuba, de baixo para cima, e um espelho, colocado sobre a cuba de modo que possa refletir as sombras produzidas pelas perturbações na água numa tela fixa em uma parede vertical ou na própria