Cuba
Historia da Industria Cubana do tabaco
- Pre embargo economico com os EUA
- Pos embargo economico com os EUA
- Desenvolvimento economico cubano com a industria do tabaco
- Numeros de comercio internacional
Capitulo 2
Diplomacia do Charuto
- Perfil dos politicos famosos fumantes de charuto cubano (caso Kennedy e Churchill)
- Periodos de venda de tabaco apesar da proibiçao nos EUA
Fumar tabaco é considerada uma arte muito antiga que teve origem na América, sendo que a difusão desse hábito ocorreu quando Cristóvão Colombo, em 1492, viu os nativos da Ilha de Santo Domingo fumando folhas de tabaco seca em cachimbos de madeira. Então, Cristóvão Colombo levou as sementes a Europa e dando o nome de tabaco aquelas folhas secas.
Estudiosos sobre charutos afirmam que sua origem data dos tempos anteriores à chegada de Cristóvão Colombo à ilha de Cuba, quando da descoberta da América, mais especificamente na baía de Bariay, ao norte da província cubana de Holguin. Não é possível precisar desde quando, mas os índios que Colombo encontrou já fumavam folhas de tabaco, ou fumo, entrelaçadas pois o tabaco já fazia parte de sua cultura e mitologia, sendo constantes em seus rutiais de magia e festividades.
No mundo existem poucas coisas que são, sem sombra de dúvida, as melhores da sua classe.
Uma delas é o Habano.
Todas as plantas americanas possuidoras de DMT e sagradas para os indígenas, foram alvo de perseguições pela Igreja Católica e pela administração colonial.
Uma outra planta americana sagrada, no entanto, o tabaco, foi assimilada após objeções iniciais e tornou-se a droga mais difundida no mundo. A diferença do tabaco para com as outras plantas mencionadas é que o seu princípio ativo, a nicotina, difere qualitativamente dos efeitos alucinógenos da DMT. A nicotina é mais uma combinação de narcótico e excitante que foi retirado do seu contexto indígena original e assimilado à cultura global como droga profana e banal, de uso e abuso cotidiano.
“O fumo