Cuba
A República de Cuba é um país insular do continente Americano, localizado no norte do mar do Caribe.
As principais cidades são, Havana (a capital), Santiago de Cuba, Camagüey e Holguín.
O clima é Tropical. Na maior parte registra temperaturas que oscilam entre 22,5o C em janeiro e 27,8o C em agosto. Adequado para as extensas plantações de cana-de-açúcar, café e fumo, que cobrem grande parte do solo cultivado.
O solo cubano é muito fértil. Cultivado corretamente, permite obter duas ou mais colheitas anuais de diversos produtos.
O principal produto agrícola de Cuba é o açúcar que fabricava, na segunda metade do século XX, aproximadamente oito milhões de toneladas anuais. A exportação de açúcar, junto com a de arroz, fumo, café, cítricos etc., busca compensar a necessidade de importação de grandes quantidades de laticínios, algodão etc., em que o país é deficitário.
O processamento, muitas vezes artesanal, dos diversos produtos cultivados na ilha, sobretudo a cana-de-açúcar e o fumo, constitui a principal atividade fabril.
A culinária cubana é resultado da interação de influências espanholas, africanas e asiáticas. Os espanhóis levaram a ilha os vegetais, arroz, laranjas, limões e gado.
Os africanos incorporaram alimentos como o ñame (um tipo de tubérculo), que foi adicionado a pratos da ilha como o iúca, sopa de hibisco, batata doce e milho.
Festa típica de Santiago de Cuba que acontece nas duas últimas semanas de Julho.
Meio século de socialismo rendeu ao país o primeiro lugar mundial na taxa de alfabetização, junto com a Letônia e a Estônia: 99,8% da população são alfabetizados.
A proximidade com os Estados Unidos influênciou a adoção do beisebol como o esporte nacional cubano, bem como o gosto popular pelo boxe e pelo vôlei.
A história da música cubana tem marcante influência dos negros africanos que, escravizados, foram levados para trabalharem nas lavouras canavieiras daquele país.
A tradicional música cubana