CTS An Lise Do Filme Ilha Das Flores
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Departamento de Metodologia do Ensino
Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional
Disciplina: Ciência, Tecnologia e Sociedade
Prof. Edilacir Larruscain
Aluno: Deise Dickel Data: 22/04/15
Atividades de análise crítica do vídeo “Ilha das Flores” – 3º semestre
Meta/ objetivo
Tema
Conclusão
Análise
Temáticas tecnológicas e sociais abordadas no filme.
O filme aborda questões sociais permeadas no cotidiano das pessoas, mas que nem sempre vem à tona, como por exemplo a relação do dinheiro, do trabalho para consegui-lo e o fato de sermos seres humanos, mas com condições e oportunidades muitas distintas, fazendo uma comparação entre as pessoas que consomem alimentos próprios e as pessoas que não tem dinheiro para se alimentar e acabam recebendo as sobras que nem os porcos consomem.
Identificação
Características dos espaços geográficos em questão.
O filme tem por cenário a Ilha da Flores, periferia de Porto Alegre, onde vivem pessoas em péssimas condições de saneamento, abrigo e alimentação. Para lá são levados a maior parte do lixo produzido na Capital, constituindo um ambiente extremamente insalubre.
Crítica
Descarte do lixo tecnológico no ambiente.
Assim como os alimentos impróprios para consumos, outros produtos são descartados quando considerados obsoletos os danificados. O lixo tecnológico vem acumulando um volume bastante grande de descartes, uma vez que são produtos com ciclo de vida bastante curto e rapidamente substituídos por produtos mais modernos.
Síntese
Proposta de atividade com o filme em sala-de-aula, conforme área de atuação.
Na área da administração, pode-se utilizar o filme para traçar um paralelo com o tema da gestão ambiental, cujo objetivo principal é a mitigação de impactos ao meio ambiente. As ações de logística-reversa pretendem que as empresas se tornem responsáveis pelas embalagens, restos e produtos obsoletos,