CSVDE E LDIFDE
Disciplina: Sistemas Operacionais Proprietários
Docente: Alex Sandre Pinheiro Severo
Acadêmico: Sidimar Zanotelli
CSVDE
Importa e exporta dados dos serviços de domínio Active Directory (AD DS) usando arquivos que armazenam dados no formato “valores separados por vírgulas” (CSV). Você também pode oferecer suporte à operações em lotes no padrão de formato de arquivo CSV.
Csvde é uma ferramenta de linha de comando incluída no Windows Server 2008 na pasta windir system32. Está disponível se o usuário tiver a função de servidor de Lightweight Directory Services (AD LDS) AD DS ou no Active Directory se esta estiver instalada.
Porém, a CSV não pode importar as senhas de usuário usando csvde porque as senhas devem ser enviadas por um canal criptografado. Csvde não suporta Secure Sockets Layer (SSL) ou comunicação LDAP criptografado. Referências anteriores a senhas se relacionam com as credenciais do usuário que está executando o csvde. E não estão relacionados à configuração de senhas de usuários.
Aplicativos como o software de planilha Microsoft Excel são capazes de ler e salvar dados no formato CSV, também pode criar arquivos CSV usando o bloco de notas, separando os valores que forem adicionados ao seu arquivo com vírgulas. Além disso, as ferramentas de administração de Microsoft Exchange Server são capazes de importar e exportar dados usando o formato CSV.
O formato CSV consiste em uma ou mais linhas de dados com cada valor separado por vírgula e sem espaços entre a vírgula e a próxima entrada. A primeira linha do arquivo CSV (às vezes chamada de cabeçalho) deve conter os nomes de cada atributo na mesma ordem em que os dados de todas as linhas seguintes da primeira linha.
LDIFDE
O LDIFDE cria, modifica e exclui objetos de diretório. Também pode usar o ldifde para estender o esquema, exportar informações de grupo e usuário do Active Directory para outros aplicativos ou serviços e preencher os serviços de domínio Active Directory