Css Cascading Style Sheets.
Existem dois parâmetros fundamentais que descrevem o comportamento dos circuitos RLC: a frequência de ressonância e o factor de carga. Para além disso, existem outros parâmetros que podem ser derivados destes dois primeiros.
Frequência de ressonância[editar | editar código-fonte]
A frequência natural ou de ressonância sem carga de um circuito RLC (em radianos por segundo) é:
Utilizando a unidade hertz, a frequência de ressonância fica:
A ressonância ocorre quando a impedância complexa ZLC do ressonador LC se torna zero:
Ambas estas impedâncias são função de uma frequência angular s complexa:
Considerando estas duas expressões acima iguais e resolvendo para s, tem-se:
onde a frequência de ressonância ωo é dada pela expressão acima.
Fator de carga[editar | editar código-fonte]
O fator de carga do circuito (em radianos por segundo) é:
Para aplicações em circuitos osciladores, é geralmente desejável que o factor de carga seja o menor possível ou, de igual forma, aumentar o factor de qualidade (Q) o máximo possível. Na prática, isto requer uma redução na resistência R no circuito para uma quantia tão baixa quanto fisicamente possível. Neste caso, o circuito RLC torna-se uma boa aproximação do circuito LC ideal, que não é realizável na prática (mesmo que a resistência seja removida do circuito, ainda existe uma resistência pequena, porém diferente de zero no fio e nas conexões entre os elementos do circuito que não pode ser eliminada totalmente).
Alternativamente, para aplicações em filtros passa-banda, o factor de carga é escolhido baseado na largura de banda desejada do filtro. Para uma maior largura de banda, um maior factor de carga é necessário, e para uma largura de banda menor, utiliza-se um menor factor de carga. Na prática, isto requer ajustar os valores relativos da resistência Re do indutor L no circuito.
Parâmetros derivados[editar | editar código-fonte]
Os parâmetros derivados