csj respostamonitoria 7
1317 palavras
6 páginas
a caridade de cristo nos impulsionaacolher - educar - formar
ATIVIDADE DE HISTÓRIA / 2º Trimestre
Aluno (a): nº: Série: 7º A / B
Data: ____/____/2011.
Respostas
1) Quais as principais causas da crise do Império Romano?
O crescimento exagerado do Império, a impossibilidade de manter as fronteiras, a falta de escravos
(crise do escravismo) e as invasões bárbaras.
2) Por que, com o fim das guerras de conquista, o Império Romano entra em crise?
Como o Império necessitava de escravos como mão-de-obra, tinha que fazer guerras constantemente para obter novos escravos e territórios. Assim, o Império cresce tanto que se torna impossível administrá-lo e manter suas fronteiras. A solução para este problema foi parar com as guerras de conquista. Sem guerras não há escravos, sem escravos não a gente para trabalhar, o que faz o Império entrar em crise.
3) Por que o cristianismo não foi inicialmente aceito em no Império Romano?
Pois o cristianismo prega a igualdade entre todos e o amor ao próximo, coisas inexistentes em um
Império Romano baseado no escravismo. Portanto, o cristianismo atacava a ordem de Roma e os privilégios dos ricos romanos.
4) Por que os bárbaros conseguiram invadir o Império?
Porque o Império já se encontrava em crise, devido à falta de escravos e ao crescimento exagerado do Império. Fragilizado, o Império foi alvo mais fácil para as invasões.
5) O que foi o processo de ruralização ocorrido durante e após a queda do Império?
Após o início das invasões bárbaras e da crise em Roma, os grandes proprietários rurais, diante da insegurança e do caos, fugiram para suas propriedades no interior, construindo fortalezas que os protegessem. 6) Após a morte de Carlos Magno seu império foi dividido. Explique como esta divisão contribuiu para a formação do feudalismo.
Após a morte de Magno o império foi constantemente dividido entre seus filhos, netos, bisnetos, etc. Isto contribui para fortalecer o poder de condes, duques e marqueses e enfraquecer o poder dos reis.