CSA - solos
Com tantas praticas modernizada e avanços tecnológicos a agricultura tem sido melhor estudada visando maior rentabilidade e produtividade. Assim, todos os fatores que podem influenciar direta ou indiretamente nesses pontos são detalhadamente analisados. O solo possui hegemonia, nesse caso, tendo participação decisiva sobre os resultados desejados.
Ao manejar de maneira inadequada o solo ou com o uso intensivo de máquinas agrícolas causa-se a compactação do solo.
Compactação é o processo pelo qual as partículas do solo e agregados são rearranjadas, tendo estes últimos suas formas e tamanho alterados. Esse rearranjo resulta no decréscimo do espaço poroso e aumento da densidade (HAMZA; ANDERSON, 2005 apud SÁ; JUNIOR, 2005, p. 10).
Como consequência, a compactação afeta o crescimento radicular e outros fatores que atuam diretamente para uma boa produtividade de uma planta.
“Além da compactação da camada superficial, existe a preocupação quanto à compactação em sub superfície, principalmente devido à sua persistência (ARVIDSSON, 2001). Nesse caso, a compactação é um problema de difícil avaliação visual, pois deixa pouco indício sobre a superfície do solo (HAMZA; ANDERSON, 2005). [...] a existência de camadas sub superficiais compactadas pode ocasionar muitas perdas na agricultura, tornando importante o desenvolvimento de técnicas para verificação da existência de tais camadas e sua eventual descompactação.” (FILHO, Edison Aparecido Mome - Aplicação da penetrometria na quantificação da compactação do solo, Piracicaba, 2012, p. 18).
Devido às grandes dificuldades em analises de solo por serem trabalhosas e demoradas, aparelhos foram desenvolvidos para facilitar e acelerar a obtenção de resultados, que é o caso de penetrômetros, equipamentos simples que inferem a resistência à penetração (AGGARWAL et al., 2006 apud FILHO, 2012, p. 20).
A resistência que o solo ao ser penetrado por esse aparelho é equiparado à resistência oferecida ao sistema radicular.