Crônica de Fernão Lopes
Data: 11 de maio de 2014
Trabalho de Literatura
1. Leiam atentamente o relato apresentado na crônica de Fernão Lopes – em que se julga as ações de El-Rei D. Pedro I, oitavo rei de Portugal:
2. Identifique os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo, espaço, personagens, enredo, clímax e desfecho;
Com base na leitura da Crônica de Fernão Lopes podemos perceber que se passa em um espaço físico (Reino de Castela) sendo o foco narrativo em terceira pessoa, narrador observador e tempo cronológico, os personagens participantes da mesma são D. Pedro I os assassinos, no qual após a morte de Inês D. Pedro vinga sua morte mandando matar os assassinos de sua amada. O Clímax da história acontece quando o Álvaro e o Pero são levados a Portugal e assassinados à ordem do rei e finaliza com D. Pedro perdendo toda sua fama de bom e justo por fazer sua vontade, vingando Inês.
3. Discutam do ponto de vista da “ética” humanista apresentada acima – as motivações pessoais e íntimas de El-Rei; o seu papel como Cristão, de uma sociedade ainda configurada pelo medievalismo teocêntrico; o seu papel como líder político do povo; o seu sentido de fazer justiça, enfim, façam uma análise completa da situação trágica apresentada pela viva crônica histórica de Fernão Lopes.
Mesmo prometendo ao seu pai que não se vingaria e não faria nada de mal a nenhum dos que mataram sua amada, o Rei tomado pelos sentimentos de revolta, após a morte do D. Affonso (seu pai), deixou a razão de lado preocupando-se apenas em vingar sua amada.
Teve várias atitudes individualistas nas quais deixa totalmente de lado a ética humanista (que prega prever as consequências de seus próprios atos) e manda caçar os matadores de Inês, e assim, falhando como cristão desrespeitando sua promessa.
Isso foi mal visto pelo clero, pois, batia de frente com tudo que esperam de um rei (ser justo, leal, e imparcial não deixando emoções