CRÍTICA ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS QUE ESTÃO PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO
Formando: Daniel
Professor: Robson
Crítica às atividades práticas que estão propostas no livro didático
Livro:
PENTEADO, Paulo Cesar M. & TORRES, Carlos Magno A.; Física – Ciência e Tecnologia; São Paulo; Moderna, 2005.
Para o ensino de ciências naturais, a experimentação é um dos recursos didáticos que possui muito destaque. Além disso, as aulas experimentais permitem ao aluno o desenvolvimento de habilidades relacionadas à realização de procedimentos, manipulação de equipamentos, elaboração e teste de hipóteses, aprofundamento e consolidação de conhecimentos. Também promovem o desenvolvimento da criticidade e da criatividade e a resolução de problemas. Nesse trabalho apresentaremos uma análise do livro Física – Ciência e Tecnologia volume 1 com enfoque em três experimentos que são sugeridos para a construção do conhecimento físico.
Procedeu-se a leitura das propostas de atividades práticas, fazendo além de analisar a clareza das atividades, exposição dos objetivos, e análise dos resultados. Em geral, optou-se por fazer uma análise global das atividades. Dentre os fatores avaliados, nesse trabalho optou-se por discutir os seguintes parâmetros: presença de atividades experimentais, ausência de títulos ou objetivos, roteiro de interpretação confuso ou com erros, ausência de roteiro de interpretação.
Em relação à estrutura da atividade proposta, algumas não possuem título e em geral apresentam materiais e procedimentos, com questões de interpretação ao final. Porém, em sua maioria, não esboçam os objetivos da realização da atividade, o que dificulta ao aluno ter clareza em sua aplicação, sem saber o motivo de estar realizando tal tarefa.
Apesar de possuir poucas atividades práticas essas atividades não partem de uma situação-problema. Um exemplo se da na citação do experimento que inicia da seguinte forma: “Para este experimento você precisa do seguinte material:” (pg 59). De maneira geral, as os